Disciplina, um aliado sob medida

Disciplina, um aliado sob medida

Disciplina, um aliado sob medida

Disciplina, um aliado sob medida

A disciplina é essencial para dar ritmo aos treinos, estudos ou nos negócios, independente se o negócio é próprio ou não. Ela nos dá mais capacidade de foco e minimiza qualquer frustração caso alguma tarefa não seja concluída. Ou pelo menos, deveria minimizar.

Disciplina elimina ou reduz a distração e canaliza energia para obter um melhor desempenho. Afinal de contas, a disciplina traz repetição, repetição traz melhorias e essas melhorias vão trilhando o caminho da excelência. Como eu sempre digo: Treino, treino e muito treino em tudo! A disciplina ajuda nisso.

Para quem tem quarenta anos ou mais como eu, pode, em um primeiro momento, relacionar à disciplina militar. Porém, sua atual conotação leva a grandes avanços em diversas áreas: nos esportes, nos estudos, assim como nos avanços empresariais. E resultante de tudo isso, eleva nossas conquistas pessoais.

Já no  meio corporativo, vejo que deve haver um equilíbrio entre disciplina e criatividade. Ambos são pilares de um comportamento de sucesso e não podem se contradizer. Como a produtividade é o foco, é importante alinhar esses dois comportamentos que em alguns casos, teimam em estar distantes.

Adoção de pequenos hábitos

Adotar pequenos hábitos, é fundamental para manter a organização do seu ambiente de trabalho e pessoal. 

Quando precisamos de um determinado objeto, saber exatamente onde foi guardado ou o lugar de costume, evita desperdício de tempo e de energia, muito menos há chance de irritação ou para desatenção.

Não se deve associar a disciplina a algo intocável. É mais que normal que o gasto de energia ao começar a praticar algum hábito tenda a diminuir de acordo com que você vá se adaptando. Diante de uma prática disciplinada é possível instaurar novos hábitos e ações. Além de permitir que as prioridades cotidianas sejam desempenhadas com maior excelência e com menor esforço.

Hábitos saudáveis e produtivos fará você colher os frutos mais prazerosos tanto em sua vida pessoal quanto profissional.

disciplina sob medida

disciplina sob medida

É possível dissociar a disciplina do radicalismo?

Quando uma pessoa é extremamente disciplinada e organizada, ela tende a ser mais radical na sua conduta na busca dos seus objetivos, focando principalmente em um caminho que a leve ao resultado esperado. Por isso, existe uma tendência de associação entre as palavras disciplina e radicalismo. Porém, a disciplina não pode ser encarada como um comportamento sombrio e engessado e principalmente unilateral. Muito menos, levado a ferro e fogo como sendo o único caminho na busca dos objetivos. Fugir do comportamento radical flexibiliza mudanças de rota direcionando para a trilha de um caminho melhor.

O grande segredo...

O grande segredo é utilizar a disciplina sem radicalismo. É ter disciplina sem deixar de ser espontâneo. Esse equilíbrio beneficia a vida e tudo que você busca nela. O controle que você tem de você mesmo fará com que essas peças se encaixem e que reflita na concretização de sonhos.

Deixar um comentário